VerdeNovo
  • Empresa
  • Blog
  • Sobre Nós
  • Biblioteca

Verdenovo na Campus party 2019

24/6/2019

0 Comments

 
Por Willian Gomes.
Esta é a terceira vez que a campus party é sediada em Brasília. No último sábado, 22 de junho, a VerdeNovo participou de um painel sobre startups de impacto social e ambiental. O evento foi realizado no Estádio Nacional Mané Garrincha, no stand do governo do Distrito Federal (GDF).
​
A VerdeNovo foi convidada pelo Presidente da Associação de Startups e Empreendedores Digitais (ASTEPS), Hugo Giallanza, para participar do painel. No momento, a VerdeNovo tem iniciado atividades com coletores de sementes de populações locais. Com o intuito de expandir a capacidade de coleta, e em contrapartida gerar renda alternativa para populações locais.

Parte da discussão girou em torno da importância do modelo de negócios. No Brasil atualmente existem milhões de quilômetros quadrados que precisam ser recuperados, a maioria estratégias de recuperação de áreas degradadas adotadas, ainda envolvem majoritariamente o uso de mudas. O emprego de mudas pode encarecer a restauração de uma área de duas a três vezes, em comparação com o custo do uso de sementes. Algumas espécies como Baru e Caju por exemplo, têm sistemas radiculares sensíveis a repicagem e é preferível executar o plantio direto. O grande diferencial da VerdeNovo têm sido trabalhar com todos os extratos, sementes de árvores, arbustos, subarbustos e ervas. Ainda impera um olhar muito voltado para árvores, que precisa ser desmistificado.

Em razão do grande passivo ambiental do Brasil, são necessárias toneladas de sementes, seja para fazer mudas ou para semeadura direta. Mesmo a VerdeNovo como uma das poucas empresas privadas do ramo, junto com ONGs (como a Rede de Sementes do Xingu e Rede de Sementes do Cerrado) e outras empresas não conseguiriam suprir essa demanda. Nesse cenário, surge a necessidade de se escalonar o processo de coleta de sementes, que seria possível por meio de parcerias com coletores locais.

Um fato que não poderíamos deixar de mencionar é a força do empreendedorismo feminino, que tem ganhado cada vez mais espaço em eventos como este. As representantes das três empresas que participaram do painel eram mulheres. Além da VerdeNovo, integraram o painel as ONGs Pisco de Luz e Baleia Solidária. Para conhecer essas iniciativas basta clicar no nome dos projetos.

E aí gostou da matéria? Conhece alguma ação social ou ambiental interessante que gostaria de compartilhar conosco? Deixe nos comentários.

Abaixo tem um vídeo com um trecho da discussão.
​
0 Comments



Leave a Reply.

    Autor

    Willian Gomes é o Diretor de Consultoria e Conhecimento da VerdeNovo. 

    Arquivos

    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019

    Histórico

    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019

    Categorias

    Tudo

    Feed RSS

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Empresa
  • Blog
  • Sobre Nós
  • Biblioteca