VerdeNovo
  • Empresa
  • Blog
  • Sobre Nós
  • Biblioteca

o que é renasem?

7/2/2020

1 Comment

 
Imagem
Arte: B.pachêco.
Por Willian Gomes.
O Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) é uma das atividades do Sistema Nacional de Sementes e Mudas. É exigido para pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades de produção, beneficiamento, embalagem, armazenamento, análise, comércio, importação e exportação de sementes e mudas. O RENASEM foi instituído por meio da lei nº10.711/03.

Apesar da inscrição no RENASEM ser obrigatória para atividades ligadas a sementes e mudas, existem algumas exceções. Agricultores familiares, assentados da reforma agrária e os indígenas que distribuam sementes ou mudas entre si, estão isentos da inscrição no RENASEM. A exemplo de pessoas físicas ou jurídicas, que importem sementes ou mudas para uso próprio em sua propriedade.

A inscrição no RENASEM é realizada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para as seguintes atividades:
- Armazenador de sementes: pessoa física ou jurídica que armazena sementes para si ou para terceiros;
- Beneficiador de sementes: pessoa física ou jurídica que presta serviços de beneficiamento de sementes ou mudas para terceiros, assistida por responsável técnico;
- Coletor de sementes: pessoa física ou jurídica que realiza a coleta de sementes;
- Comerciante: pessoa física ou jurídica que exerce o comércio de sementes ou mudas;
- Produtor de sementes: pessoa física ou jurídica que, assistida por responsável técnico, produz semente destinada à comercialização;
- Produtor de mudas: pessoa física ou jurídica que, assistida por responsável técnico, produz muda destinada à comercialização;
- Reembalador: pessoa física ou jurídica que, assistida por responsável técnico, reembala sementes.

Para todas as atividades é preciso um responsável técnico, que deverá obrigatoriamente ser engenheiro agrônomo ou engenheiro florestal registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Crea. Outro dever do credenciado no RENASEM, é de até o 30 de março do ano subsequente, encaminhar os relatórios anuais de produção e comercialização, ao órgão de fiscalização da Unidade da Federação onde se realizou a produção de sementes, de material de propagação vegetativa ou de mudas. A declaração de fonte de sementes terá validade de três anos, após esse período é necessário realizar a renovação.

No mínimo uma vez por ano, o responsável técnico deverá realizar vistoria da produção de sementes, do material de propagação vegetativa ou de mudas com emissão do Laudo de Vistoria conforme a Instrução Normativa MAPA nº 17 de 26 de abril de 2017.

Ainda que regulamentado, o RENASEM apresenta gargalos, em grande parte, associados as dificuldades de cumprir a legislação. Atualmente a legislação exige, por exemplo, testes em laboratórios certificados, no entanto, existem poucos laboratórios aptos, e há também defasagem nos protocolos dos testes de germinação para muitas espécies nativas. Acredita-se que isso ocorra porque o marco legal vigente foi baseado na produção florestal industrial e não na cadeia de produção da restauração com espécies nativas. Outra dificuldade é a restrição de engenheiros agrônomos e florestais como responsáveis técnicos, isso limita a atuação de outros profissionais ligados à área ambiental. Contudo, é preciso que o caráter normativo da cadeia de produção de sementes e mudas para restauração evolua prontamente, pois somente assim o Brasil conseguirá respeitar o compromisso internacional de restaurar 12 milhões hectares até 2030. Parafraseando o escritor português José Saramago “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”.

E aí está gostando dos textos? Você já sabia o que é RENASEM? Conhecia a importância desse documento? Deixe suas impressões nos comentários!  
1 Comment
FERNANDA link
27/7/2020 11:46:52

Olá, temos uma vaga e se puderem divulgar aos contatos, ou no Blog, me ajudaria bastante. Obrigada!
=
#VagaTCA: Amostrador(a) de Sementes
Empresa: Indústria química
Local de trabalho: Campo Grande, MS e Goiânia, GO
- Formação compatível com a função e certificado do curso de Amostrador de Sementes com registro no RENASEM válido.
Os interessados deverão enviar currículo com a pretensão salarial para: [email protected]
Mencionar no assunto: AMOSTRADOR DE SEMENTES

Reply



Leave a Reply.

    Autor

    Willian Gomes é o Diretor de Consultoria e Conhecimento da VerdeNovo. 

    Arquivos

    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019

    Histórico

    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019

    Categorias

    Tudo

    Feed RSS

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Empresa
  • Blog
  • Sobre Nós
  • Biblioteca